É interessante como a mudança de uma palavra em uma frase pode mudar toda interpretação desta. A frase acima é um exemplo clássico disto. Vejamos como a Bíblia à apresenta " Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir....
Mas buscais primeiro o Reino de DEUS e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6:25 e 33). O texto bíblico não diz as demais coisas e sim "essas coisas", referindo-se as necessidades básicas do homem ( comer, beber e vestir ). Muitos afirmam que se buscarmos primeiro o Reino de DEUS, todas as áreas de nossa vida ( dinheiro, saúde, casamento etc ), estarão garantidas em uma prosperidade total. Reparem que o MESTRE quer mostrar que a preocupação maior deve ser com as coisas de DEUS, pois quando cuidamos das coisas DELE, nossas necessidades básicas e de nossa descendência estão amparadas " Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão."(Sl 37:25). Ainda o erro interpretativo deste versículo dá base para sustentar a Teologia da prosperidade, que tem como visão a prosperidade total do crente e a não aflição nesta terra. Reparem como um erro, aparentemente pequeno, pode gerar grandes erros. Se analizarmos o ministério de JESUS, perceberemos que todos os seus apóstolos deixaram tudo por amor à obra, não tendo dinheiro por vezes para pagar tributos "Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti " (Mt 17:27); ou para esmolar "E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.
O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa.
E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda " At3:2-6. Notem que ambos os casos foi nítida a falta da provisão humana, suprida pela provisão Divina. Para ficar mais claro, devemos entender que existem dois povos escolhidos por DEUS, Israel e a Igreja. DEUS deixou as bençãos materiais para ISRAEL" E apareceu o SENHOR a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao SENHOR, que lhe aparecera" (Gn12:7), e para a Igreja fora deixado as bençãos do céu ( vida eterna, morar no céu, poder sobre os demônios, dons do ESPÍRITO SANTO e seu Fruto, etc ), é por isso que Pedro não tinha ouro ou prata, pois ele deixou o judaísmo para seguir o Cristianismo, trocou a promessa material pelas promessas do céu. Destarte, não quero que os irmãos pense que sou contra as bençãos materiais, muito pelo contrário, entendo que DEUS nos ampara e tem grandes bençãos para as nossos vidas ( material e espiritual ), porém, ainda que economicamente as coisas não andem bem, ainda que os problemas venham a nos afligir, podemos, sem titubear, pedir socorro ao nosso DEUS que pode suprir todas as necessidades.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
As demais coisas vos serão acrescentadas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário